quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Taxi Toyota Prius híbrido explode em Barcelona

Acidente parece ter sido causado por vazamento de GLP, também utilizado como combustível


Um taxi Toyota Prius híbrido explodiu ontem no bairro de Nou Barris, em Barcelona. Apesar do enorme susto, apenas o motorista e duas pessoas que passavam pelo local saíram levemente feridos do acidente. Felizmente, o carro não tinha passageiros na hora da explosão, pois a parte traseira do veículo ficou totalmente destruída.

Segundo uma testemunha, que fotografou e postou no twiter a foto do carro logo após o acidente, a explosão foi tão forte que o teto inteiro e várias partes do carro voaram vários metros ao redor e acima do veículo.

Após as primeiras investigações, o Instituto Metropolitano de Taxi de Barcelona confirmou que a unidade afetada pela explosão era equipada com um kit de GLP, gás liquefeito de petróleo, muito comum nos taxis Prius, o que pode ter causado o acidente, o que ainda não foi confirmado. As primeiras investigações indicam que houve vazamento de gás, já que a bateria do carro se manteve intacta após a explosão. Segundo a entidade, dos mais de 1.500 taxis que rodam em Barcelona, apenas cerca de 150 são convertidos para GLP.

Os peritos da Toyota já estão trabalhando para determinar os reais motivos da explosão. Em comunicado para imprensa, a montadora informou que o acidente nada tem a ver com o projeto do carro, e que desaprova qualquer modificação de seus veículos ao uso de GLP, por não cumprir as normas internas de engenharia e segurança da empresa.

Ocorre que as adaptações para uso de GLP nos taxis estão legalmente homologadas na Espanha e no resto da Europa e são, de modo geral, seguras. Porém, uma incorreta manipulação do equipamento pode ocasionar problemas de vazamento e possíveis explosões. O problema parece estar não no equipamento propriamente dito, mas sim no modo como é utilizado e manipulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário